PROCEDIMENTO

Endoscopia Digestiva
Alta

Procedimento que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado (duodeno). Ele é feito com o paciente sedado. Um tubo sensível (endoscópio) que possui na ponta um chip, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo, é inserido, por meio do esôfago, no estômago e no duodeno.

O chip captura as imagens e as passa para uma máquina processadora, que exibe as imagens por uma tela em tempo real. O revestimento do duodeno, esófago, estômago e superior é examinado e biópsias podem ser retiradas com o endoscópio, se necessário.



SAIBA MAIS

Perguntas
frequentes

É importante que o paciente esteja acompanhado, pois a sedação o deixará impossibilitado de discernir determinadas atitudes ou se locomover sozinho algumas horas após o procedimento.

Orientações do jejum

É necessário manter um jejum para sólidos durante 8h a 12h horas antes do procedimento, sendo necessário jejum de 4 horas para líquidos claros.


Após o exame

Por conta da sedação, o paciente não estará hábil a realizar qualquer atividade que exija muita concentração, como trabalhar ou dirigir algumas horas após o procedimento. Sendo assim, o ideal é que ele saia do hospital e fique em repouso, até o efeito do sedativo cessar completamente.


Indicações

A endoscopia digestiva alta pode indicar doenças como: celíaca, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, estreitamento do esôfago, tumores e câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais. Também é indicado para Helicobacter pylori, bactéria responsável pela gastrite crônica.



Suspensão de medicamentos

Em alguns casos, o médico pode orientar o paciente a cessar o uso de medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários, como clopidogrel ou marevan, dias antes do exame.



Doenças relacionadas

Gastrite crônica, doença do refluxo gastroesofágico ou até a Doença de Crohn, podem ter o tratamento acompanhado com endoscopias, também pode ser feita para tratar uma doença – é a chamada endoscopia terapêutica.



Médico especialista

Procure um médico especialista para realizar a endoscopia digestiva alta, pois assim terá a segurança de realizar um exame cuidadoso e eficaz.



Dr. Ernesto Mendonça® – Todos os direitos reservados – Consulte sempre seu médico
contato@drernestomendonca.com.br
Desenvolvido por Media Business