Exame que combina endoscopia e ultrassonografia e serve para avaliar alguns tipos de lesões e doenças do esôfago, estômago, intestino, pâncreas, vesícula e canal de drenagem da bile.
O exame é feito por um aparelho de endoscopia que possui em sua ponta um pequeno transdutor de ultrassom, o qual permite que, além da visão endoscópica, tenhamos a visão ultrassonográfica.
Avaliar as paredes do esôfago, estômago, duodeno e reto. Estudar órgãos externos adjacentes, como pâncreas, a vesícula e as vias biliares. Realizar biópsias das lesões diagnosticadas (punção com agulha fina – PAAF).
O procedimento dura, em média, 40 minutos e é realizada sob sedação ou anestesia. Portanto, não poderá dirigir após o exame, devendo trazer acompanhante que possa levá-lo para casa.
Lesões subepiteliais de esôfago, estômago, duodeno e reto, estadiamento de tumores do trato gastrointestinal, avaliação e punção de lesões císticas do pâncreas, pesquisa de microcálculos em via biliar e na vesícula biliar, avaliação da pancreatite crônica.
O médico especialista para esse procedimento é o endoscopista com treinamento especial nessa área.