PROCEDIMENTO

Ultrassom Endoscópico
Ecoendoscopia

A ecoendoscopia é realizada com preparo semelhante a outros exames endoscópicos. Exige jejum de oito horas quando o estudo envolve trato gastrointestinal alto, ou preparo intestinal, quando envolve trato gastrointestinal baixo. A ecoendoscopia é realizada sob sedação endovenosa por anestesista.

E em casos que necessitam de biópsias, algumas medicações como anti-inflamatórios, antiagregantes plaquetários e anticoagulantes têm de ser suspensas.



SAIBA MAIS

Perguntas
frequentes

Sem exceções, o paciente que realiza qualquer tipo de endoscopia precisa de acompanhante para a autorização do exame.

Vantagens e benefícios

Exame que combina endoscopia e ultrassonografia e serve para avaliar alguns tipos de lesões e doenças do esôfago, estômago, intestino, pâncreas, vesícula e canal de drenagem da bile.


Metodologia

O exame é feito por um aparelho de endoscopia que possui em sua ponta um pequeno transdutor de ultrassom, o qual permite que, além da visão endoscópica, tenhamos a visão ultrassonográfica.


Indicações

Avaliar as paredes do esôfago, estômago, duodeno e reto. Estudar órgãos externos adjacentes, como pâncreas, a vesícula e as vias biliares. Realizar biópsias das lesões diagnosticadas (punção com agulha fina – PAAF).



Importante

O procedimento dura, em média, 40 minutos e é realizada sob sedação ou anestesia. Portanto, não poderá dirigir após o exame, devendo trazer acompanhante que possa levá-lo para casa.



Doenças relacionadas

Lesões subepiteliais de esôfago, estômago, duodeno e reto, estadiamento de tumores do trato gastrointestinal, avaliação e punção de lesões císticas do pâncreas, pesquisa de microcálculos em via biliar e na vesícula biliar, avaliação da pancreatite crônica.



Médico especialista

O médico especialista para esse procedimento é o endoscopista com treinamento especial nessa área.



Dr. Ernesto Mendonça® – Todos os direitos reservados – Consulte sempre seu médico
contato@drernestomendonca.com.br
Desenvolvido por Media Business