PROCEDIMENTO

Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica
CPRE

Técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva, procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão, e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliar e pancreático.

As principais manifestações das doenças dos ductos pancreáticos e biliares são icterícia (olhos e pele amarelada), dor abdominal, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.



SAIBA MAIS

Perguntas
frequentes

Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica ou CPRE

Vantagens e benefícios

Esta técnica tem a vantagem de permitir, numa mesma sessão, detectar e tratar anomalias da árvore biliar e/ou do canal pancreático principal, recorrendo a diversos acessórios especializados que se passam através do duodenoscópio.


Preparo

O preparo é simples. Além dos exames prévios, basta jejum de pelo menos 8 a 12 horas. É um exame de duração variável, a depender da patologia e complexidade do caso.


Indicações

Atualmente, a CPRE é uma técnica preferencialmente terapêutica. É indicada na avaliação e no tratamento de doença biliar e pancreática.



Complicações

Pancreatite aguda pós-CPRE é a complicação mais comum, não sendo possível identificá-la no momento do procedimento. Manifesta-se nas primeiras 12 horas, com quadro de dor abdominal, náusea e vômitos.



Doenças relacionadas

Obstrução biliar secundária à presença de cálculos , estenoses benignas e malignas do ducto biliar, fístulas biliares, pancreatites agudas recorrentes de causa desconhecida, pancreatite crônica, litíase sintomática do canal pancreático, tratamento de pseudocistos pancreáticos sintomáticos e refratários, Auxílio diagnóstico de neoplasias malignas das vias biliares e do pâncreas, através da realização citologia e biópsias.



Médico especialista

O médico especialista para esse procedimento é o endoscopista com treinamento especial nessa área. Dentro da especialidade endoscópica é considerado um exame de maior complexidade. Trata-se de procedimento delicado que requer treinamento e destreza, aliado à experiência em Endoscopia.



Dr. Ernesto Mendonça® – Todos os direitos reservados – Consulte sempre seu médico
contato@drernestomendonca.com.br
Desenvolvido por Media Business