PROCEDIMENTO

Exame
Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto, ao cólon e o íleo terminal. A colonoscopia permite a identificação de pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações dos órgãos avaliados. Hoje é tida como o principal métodos de rastreamento e prevenção do câncer de cólon e reto.

Após o exame de colonoscopia, você poderá sentir algum inchaço e cólicas nas primeiras horas após o exame. Você terá gases e sentirá vontade de evacuar com frequência. Se tiver sido feito biópsia ou retirado um pólipo, você pode ter traços de sangue nas fezes.



SAIBA MAIS

Perguntas
frequentes

Após a colonoscopia, você ficará sob observação por alguns minutos. Quando estiver acordado e capaz de andar, você poderá ir para casa.

Vantagens e benefícios

Permite prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Pode ser realizada logo após a endoscopia digestiva alta, aproveitando a mesma sedação.


Metodologia

Após o o paciente ser sedado e dormir completamente, o colonoscopista irá inserir o colonoscópio através do ânus. O colonoscópio é uma haste flexível da espessura de um centímetro Ele tem uma câmera na sua extremidade, que capta a imagem e transmite para um monitor de televisão, assim como uma fonte de luz para iluminar tudo.


Indicações

Retirada de pólipos (polipectomias ou mucosectomias), colocação de próteses no intestino, dilatações de estreitamentos do intestino, tratamento de lesões sangrantes.



Atenção

A chance de acontecer qualquer problema em uma colonoscopia é muito pequena. No entanto, pode ser que as ferramentas utilizadas durante o exame perfurem o revestimento do cólon, causando sangramentos e dores abdominais.



Periodicidade do exame

A realização da colonoscopia com intuito da prevenção do câncer de intestino deve iniciar na população geral entre 45 a 50 anos de idade.



Recomendações pós-exame

Nas primeiras seis horas, deve ser feita uma dieta mais leve, com alimentos de fácil digestão. Após esse período, se você estiver se sentindo bem, pode fazer uma dieta normal.



Dr. Ernesto Mendonça® – Todos os direitos reservados – Consulte sempre seu médico
contato@drernestomendonca.com.br
Desenvolvido por Media Business